top of page

Post

Secretaria de Estado da Saúde de MG lança protocolo revisado para Assistência e Vigilância dos Casos




A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais lançou a 2ª edição revisada do Protocolo Estadual para Assistência e Vigilância aos Casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave com Ênfase na Influenza.

O protocolo trata os aspectos epidemiológicos e a abordagem clínica dos quadros de síndrome gripal sem complicações, associados a fatores de risco para complicações, sinais de agravamento, coleta de material para diagnóstico específico, tratamento e infecções bacterianas relacionadas no adulto e na criança. E ainda aborda os principais diagnósticos diferencias de importância no estado e discuti a vacinação, a quimioprofilaxia e as medidas de prevenção e controle para influenza.

Desde a segunda fase de enfrentamento no ano de 2009 até o atual momento, o Ministério da Saúde estabeleceu como estratégia a abordagem sindrômica para a Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No ano de 2013, a taxa de letalidade no país devido a SRAG foi de 11%. Do total de casos de SRAG, 17% foram confirmados como influenza. Este número pode ser subestimado devido a não coleta de exame específico ou a coleta fora do período ideal para o isolamento viral.

Conheça o Protocolo, acesse.

Comments


bottom of page