top of page

Post

Protocolo de Intoxicação Exógena por Dietilenoglicol (DEG)

NOTA TÉCNICA N°02/COES-SES/MG PROTOCOLO DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR DIETILENOGLICOL (DEG)

Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2020

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Em 30 de dezembro de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSABH) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foram notificadas da ocorrência de um caso de paciente com insuficiência renal aguda e alterações neurológicas de etiologia a esclarecer, internado em hospital privado do município de Belo Horizonte.

Em 31 de dezembro foi notificado um segundo caso com a mesma sintomatologia, internado em hospital filantrópico do município de Juiz de Fora.

Até o dia 15 de janeiro de 2020 foram notificados 17 casos suspeitos de intoxicação exógena por Dietilenoglicol (DEG) com o início de sintomas mais precoce datando de 04/12/2019.

Os dados iniciais mostraram que 94% dos pacientes são do sexo masculino com mediana de idade de 56 anos (23 a 89 anos). Trata-se de 12 pacientes residentes em Belo Horizonte e os demais em Ubá, Viçosa, São Lourenço, Nova Lima e São João Del Rei.

Destes 13 estão internados em hospitais da região metropolitana da capital e dois evoluíram para óbito. Todos com sintomas gastrointestinais agudos, associados a insuficiência renal aguda de rápida evolução (até 72 horas) e alguns com alterações neurológicas centrais e periféricas.

Leia a nota técnica na íntegra: clique aqui

Comments


bottom of page