top of page

Post

Posição sobre as medidas de prevenção e controle (especificamente sobre o uso de máscaras e tempo de

NOTA TÉCNICA Nº 6/2023-CGVDI/DIMU/SVSA/MS

ASSUNTO Trata-se da apresentação da posição da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças Imunopreviníveis (CGVDI/DIMU/SVSA/MS) frente à atualização publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) das recomendações e orientações sobre as medidas de prevenção e controle (especificamente sobre o uso de máscaras e tempo de isolamento) no contexto da covid-19.

Máscaras continuam sendo uma ferramenta chave contra a COVID-19 A OMS continua a recomendar o uso de máscaras pelo público em situações específicas, no entanto passa a recomendar o uso por estes grupos independentemente da situação epidemiológica local, devido à circulação global atual da covid-19. Portanto, o uso de máscaras é recomendado (independentemente da situação epidemiológica local):

  1. Para aqueles que foram recentemente expostos à covid-19;

  2. Para casos confirmados ou suspeitos de covid-19;

  3. Pessoas com risco alto para doença grave por covid-19; e

  4. Em ambientes superlotados, fechados e com ventilação de ar inadequada. Similar a outras recomendações anteriores, a OMS orienta que existem outras situações em que o uso de máscara pode ser recomendado, dependendo do resultado de análises de risco. Entre os fatores a serem considerados na tomada de decisão incluem as tendências epidemiológicas locais ou o aumento das taxas de internação pela doença, nível de cobertura vacinal e imunidade na comunidade, e o ambiente em que as pessoas se encontram. Redução no período de isolamento para pacientes com covid-19 Para pacientes sintomáti cos, as novas recomendações sugerem 10 dias de isolamento a parti r da data de início dos sintomas. Anteriormente, a OMS recomendavaque pacientes poderiam sair do isolamento no 10º dia após do início de sintomas, com pelo menos 3 dias adicionais após o desaparecimento dos sintomas. Para aqueles que testaram positi vo para covid-19, mas não apresentam sinais ou sintomas para a doença (assintomáti cos), a OMS agora sugere 5 dias de isolamento,comparado com 10 dias previamente recomendados. A OMS agora também recomenda que o paciente pode sair do isolamento mais cedo se testar negati vo por meio de um teste rápido de antí geno.

Leia o conteúdo completo:

Fonte: Ministério da Saúde

Comments


bottom of page