top of page

Post

OMS lança Guia para a melhoria da Higiene das Mãos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou a versão traduzida para a língua portuguesa do Guia para a Implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos e da Abordagem “Meus 5 Momentos para a Higiene das Mãos” direcionada aos ambientes da atenção básica e de outras unidades extra-hospitalares. A iniciativa faz parte do primeiro desafio global da OMS, “Uma Assistência Limpa é uma Assistência Mais Segura”.

A publicação aborda o risco de transmissão de micro-organismos pelas mãos; as práticas de higiene das mãos; a adaptação do ambiente do paciente e da abordagem “Meus 5 momentos para a higiene das mãos”, com exemplos práticos de situações que ocorrem na rotina diária destes serviços; e a implementação de estratégias de melhoria da higiene das mãos.

Para a segurança do paciente e qualidade nos serviços de saúde, a Anvisa tem recomendado exaustivamente a higiene das mãos na prevenção das Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Entretanto, esta prática não é importante apenas no ambiente hospitalar. Nos últimos anos, surgiu um grande interesse que a prática de higiene das mãos seja inserida também nos ambientes da atenção básica e em outras unidades extra-hospitalares.

A Anvisa espera que a publicação da OMS “proporcione aos gestores, administradores, educadores, líderes, comunidade e profissionais que atuam na atenção básica e em outras unidades extra-hospitalares,  melhor uso e aprimoramento das boas práticas de higiene das mãos para a segurança do paciente”. E reforça que a prática da higiene das mãos tem papel importante na contenção de várias doenças, como diarreia, Influenza A (H1N1), Doença do vírus Ebola, entre outras.

A AMECI reconhece a importância do Guia, ressalta aos seus associados e profissionais da saúde a importância de se informar, orientar e incentivar a prática da higiene das mãos e se junta à OMS neste desafio.

Acesse aqui.

Comments


bottom of page