top of page

Post

O papel dos profissionais na gestão de antimicrobianos: uma cartilha para a atenção básica

Introdução


A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos se tornam resistentes às medicações que deveriam combatê-los, configurando-se atualmente como uma emergência global de saúde pública.


antimicrobianos

Infecções que antes eram simples de serem curadas passaram a não responder ao

tratamento farmacológico, podendo até mesmo levar à morte. Apenas no ano de 2019, a resistência antimicrobiana foi apontada como a causa para cerca de 1,29 milhão de mortes em todo o mundo.

Embora esse seja um problema bastante complexo e associado a diversos fatores, o uso indiscriminado de antimicrobianos é uma das principais causas da resistência antimicrobiana.

O CAMO-Net (Centro de Otimização de Antimicrobianos - https://camonet.org/) surgiu com o objetivo de ajudar a combater essa ameaça mundial.

Trata-se de um grupo internacional, coordenado por uma equipe do Imperial College (Reino Unido), financiado pela agência Wellcome Trust, e com centros em diversos países de todo o mundo, como Índia, Uganda, África do Sul, Brasil, entre outros.

O centro brasileiro, conhecido como CAMO-Net Brasil, é conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e com a Secretaria da Saúde do município de São Caetano do Sul. O foco do projeto é propor uma intervenção no município para a implementação do Programa de Gestão de Antimicrobianos na Atenção Básica.

Comments


bottom of page