COMUNICAÇÃO DE RISCO – REDE CIEVS
APRESENTAÇÃO A Comunicação de risco tem como objetivo apoiar na divulgação rápida e eficaz de conhecimentos às populações, parceiros e partes intervenientes possibilitando o acesso às informações fidedignas que possam apoiar nos diálogos para tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública.
Descrição do evento: Em 25 de novembro foi emitido alerta, pelo Ministério da Saúde da África do Sul, sobre nova variante para SARS-CoV-2, linhagem B.1.1.259. A detecção no dia 23 de novembro pela vigilância laboratorial referente a amostras de 12-20 de novembro na província de Gauteng, África do Sul. O expressivo aumento de casos entre as Semanas Epidemiológicas de 44 a 46 em Tshwane detectados por PCR, identificou nova variante, com mais de 30 mutações na proteína S, a partir do sequenciamento completo. Houve aumento de casos em várias províncias do país. Ações realizadas: Comunicação às áreas técnicas da GT-COVID-19, CGLAB, SECOVID, Anvisa, Rede CIEVS e RENAVEH e está em monitoramento pelo CIEVS Nacional.
Leia o comunicado na íntegra:
Fonte: Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS Coordenação Geral de Emergências em Saúde Pública – CGEMSP Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública – DSASTE Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS Ministério da Saúde – MS
Comments