top of page

Post

Nota Técnica traz atualização sobre critérios para vacinação em caso de surtos de doença meningocóci

Os casos de meningite podem ocorrer durante todo o ano, considerando-se o caráter endêmico da doença. Recentemente, o aparecimento de vários casos levou a mídia a uma ampla cobertura sobre a possibilidade de surto da doença em alguns estados do país.

Em Nota Técnica, n°53/2011, a coordenação geral de doenças transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde trouxe atualização sobre critérios para vacinação em caso de surtos de doença meningocócica. O texto reforça que as medidas para prevenção e controle da doença meningocócica – DM, são a quimioprofilaxia e a vacinação, informa também que no Brasil existem duas vacinas disponíveis contra DM, sendo que uma está prevista no calendário de vacinação e a outra para controle de surtos. A nota traz ainda a necessidade de que os surtos precisam ser distinguidos de um aumento de casos esporádicos e de casos epidemiologicamente não relacionados.

Para o controle de surtos, a Secretaria coloca como uma das medidas necessárias a atenção das equipes de vigilância epidemiológica dos serviços de saúde e das cidades quanto à investigação imediata e a busca dos contatos de casos confirmados ou suspeitos, de forma a instituir o mais breve possível a quimioprofilaxia.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) afirmou, em Nota Técnica publicada nos Informes Técnicos do Portal da Saúde, estar em alerta e acompanhando junto às Secretarias de Estado da Saúde o comportamento da doença. Garantiu ainda que caso haja a identificação de qualquer alteração na situação epidemiológica deste agravo, medicas de controle serão adotadas a fim de evitar a disseminação de novos casos.

Clique aqui e leia a Nota Técnica na íntegra.

Comentarios


bottom of page