top of page

Post

Infecção Humana pelo SARS-COV-2 (doença pelo Coronavírus-COVID-19)

PROTOCOLO CORONAVÍRUS


1. INTRODUÇÃO

No início de dezembro de 2019, casos de pneumonia de origem desconhecida foram identificados em Wuhan, capital da província de Hubei na China. Em 31 de dezembro de 2019 foi identificado um novo RNA vírus (betacoronavírus 2) como patógeno responsável, atualmente denominado SARS-CoV 2 ou Coronavírus. A doença causada por este vírus é chamada COVID-19.

Em 03 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo Coronavírus (2019-n-CoV): Portaria GM/MS Nº188, 03/02/2020.

No dia 24 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde ampliou para oito os países para análise de casos suspeitos: a Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Ira, Itália e Malásia além dos países do continente asiático, Japão, Singapura, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Tailândia, Vietnã, Camboja e China. É esperado um aumento da lista dos países em monitoramento, assim como um do número de casos suspeitos, devido o número de pessoas que circulam em Minas Gerais. A atualização deste protocolo tem por objetivo expandir a rede assistencial, com introdução do isolamento em domicílio dos casos sem critérios de internação.

2. INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas. Os coronavírus comuns que causam doenças em humanos são alpha, coronavírus 229E e NL63, beta coronavírus OC43 eHKU1.

Alguns podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da síndrome em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”, causada pelo coronavírus associado à SARS (SARS-CoV).

Em 2012, foi isolado um novo coronavírus, distinto daquele que causou a SARS no começo da década passada. Identificado, inicialmente, na Arábia Saudita e, posteriormente, em outros países do Oriente Médio, na Europa e na África. Todos os casos fora da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com viajantes procedentes de países do Oriente Médio – Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Jordânia.

Devido à localização dos casos, a doença passou a ser designada como síndrome respiratória do Oriente Médio, cuja sigla é MERS, do inglês “Middle East Respiratory Syndrome” e o novo vírus nomeado coronavírus associado à MERS (MERS-CoV).

Leia todo o protocolo: clique aqui

(Fonte: Secretaria de Estado de Saúde – MG)

Comments


bottom of page