top of page

Post

Diretor da Ameci participa de Podcast promovido pela Anvisa

Atualizado: 22 de jan.

A Anvisa está promovendo um podcast que reúne uma série de entrevistas com especialistas de diversas áreas.


Em comemoração à Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos de 2023, que começa nesta segunda-feira (20/11) e segue até 25/11, a Anvisa está promovendo o Podasp, um podcast que reúne uma série de entrevistas com especialistas no assunto em diversas áreas.


Ele foi idealizado com o objetivo de disseminar informações relacionadas à resistência aos antimicrobianos para profissionais de saúde humana e animal e também para a sociedade. 


Anualmente, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, realiza uma campanha global para promover o uso consciente de antimicrobianos, especialmente os antibióticos. Em 2023, diante do agravamento desse grave problema de saúde pública mundial, especialmente após a pandemia da Covid-19, a OMS ampliou a campanha para “Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos”, com o tema “Prevenindo juntos a resistência aos antimicrobianos”.  


A resistência aos antimicrobianos (AMR, do inglês Antimicrobial Resistance) torna os antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos (antifúngicos, antivirais e antiparasitários) ineficazes. Além disso, as infecções ficam cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar. 


O podcast foi coordenado pelo Grupo Stewardship Brasil, representado pelo Prof. Dr. Marcelo Carneiro, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e desenvolvido em conjunto pelo Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc e pelo Hospital Santa Cruz – Santa Cruz do Sul (RS), juntamente com a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES) da Anvisa. 

São 14 entrevistas que serão publicadas ao longo da semana.


Elas abordarão, entre outros, os seguintes temas: resistência aos antimicrobianos no Brasil e no mundo; Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA), sua importância na prevenção da disseminação de microrganismos multirresistentes e o papel dos diversos profissionais de saúde (médico, farmacêutico, enfermeiro, microbiologista e médico veterinário) na sua implementação; e o papel da Comissão de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). 


Também será tratada a importância do PGA na atenção primária à saúde e para a população pediátrica e neonatal. 


Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos – O papel da CCIH: Enf. Guilherme Armond  (Diretor financeiro da Ameci)



 

Assista a outros podcasts: https://bit.ly/3MYe4bs

Fonte: Anvisa

Comments


bottom of page