top of page

Post

Dez passos para gestores municipais e estaduais da Atenção Primária à Saúde (APS) em resposta ao nov

1. Participe da elaboração do Plano de Emergência Municipal/ Estadual

Garanta o planejamento necessário e padronize ações para a detecção precoce de pessoas caracterizadas como casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV), a fim de interromper a cadeia de transmissão no menor tempo possível e proporcionar resposta oportuna.

2. Qualifique os profissionais que atuam na APS

Oriente-os sobre as medidas de controle do ambiente assistencial e o manejo correto frente a casos suspeitos. Fique atento às diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde.

3. Priorize o atendimento de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus

Organize o funcionamento dos serviços de forma a priorizar o atendimento dos casos suspeitos, a oferta imediata de máscara cirúrgica e o isolamento da pessoa.

Dúvidas sobre manejo clínico em APS serão esclarecidas por meio do Canal de Telessaúde: 0800 644 6543.

4. Defina os fluxos locais de encaminhamento e transporte

Articule com a(s) unidade(s) de referência assistencial(is) e com a(s) equipe(s) de APS para repasse das informações do caso. Assegure o transporte adequado e seguro dos casos suspeitos para unidade de referência para diagnóstico o mais rápido possível, evitando complicações e óbitos.

5. Garanta o registro do atendimento no SISAB

Oriente os profissionais para o registro no sistema de informação (e-SUS AB), ressaltando sinais e sintomas suspeitos e, nos casos confirmados, referir CID 10 – Infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV): B34.2 – Infecção pelo novo coronavírus de localização não especificada.

6. Garanta os materiais necessários para medidas de prevenção e controle

Máscara padrão de segurança N95/PFF2 (preferencialmente) ou máscara cirúrgica; protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/ avental; sabão líquido; álcool em gel; álcool 70%; higienizantes para o ambiente; e saco para descarte de resíduo contaminado.

7. Notifique imediatamente o caso suspeito ou confirmado de novo coronavírus para o CIEVS Nacional

Após receber notificação da equipe de saúde local, notifique ao CIEVS, por meio do link http://bit.ly/2019-ncov, do e-mail notifica@saude.gov.br e do Disque Notifica, 0800-644-6645.

8. Apoie e realize ações em parceria com a Vigilância em Saúde

Identifique todas as pessoas que tiveram ou têm contato com o caso suspeito ou confirmado e apoie a equipe da vigilância na realização de busca ativa, ações de controle e investigação.

9. Mantenha-se informado

Compartilhe com as equipes dados epidemiológicos sobre a circulação de corona e outros vírus respiratórios. As informações estão atualizadas e disponibilizadas no site do Ministério da Saúde, no link saude.gov.br/listacorona

10. Oriente a população sobre as medidas preventivas e desmistifique qualquer informação falsa (fake news) sobre a infecção pelo novo coronavírus

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo canal do Ministério da Saúde saude.gov.br/fakenews ou 61 99289-4640.

Dúvidas sobre manejo clínico em APS serão esclarecidas por meio do Disque Saúde 136.

VEJA: Fluxo de atendimento na APS para o Coronavírus (2019-NCOV): clique aqui

(Fonte: Ministério da Saúde)

Commentaires


bottom of page