top of page

Post

Comissão de Contagem lança Guia de Utilização de Antimicrobianos em UPAs

A Comissão Municipal de Controle de Infecções em Serviços de Saúde de Contagem lançou o Guia de Utilização para Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em Unidades de Pronto Atendimento e a AMECI conversou com o presidente da Comissão, Dr. Marcelo Silva Oliveira, sobre o Guia.

Ameci: O que é o Guia e qual o objetivo da publicação? Marcelo: Em 2008, iniciamos a prevenção e controle de infecções em Unidades de Pronto Atendimento – UPA e implantamos a política de uso racional de antimicrobianos nessas Unidades no município de Contagem. Começamos a realizar a auditoria de antimicrobianos. Nessa ocasião, surgiu a necessidade de elaborarmos um Guia de Uso de Antimicrobianos em UPAs para orientarmos os profissionais dessas unidades e balizarmos a nossa avaliação do uso racional desses medicamentos. Paralelamente, começamos a monitorar infecções e ações de precauções e isolamentos. Foram então incluídas no Guia recomendações para prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS.

Ameci: A quem é destinado? A distribuição acontece em todos os serviços de saúde? Quantos são?

Marcelo: O Guia foi destinado, preferencialmente, aos profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento; médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram as categorias principais. Outros alvos foram profissionais do hospital e da maternidade municipais. As unidades de referência (SAEs) e básicas também receberam exemplares. Foram impressos 1.000 exemplares. No município de Contagem existem cinco UPA, um hospital e uma maternidade.

Ameci: O Guia traz recomendações para tratamento antimicrobiano. Como se deu a seleção das doenças tratadas no Guia? Foi considerado algum indicador de ocorrência?

Marcelo: A seleção de antimicrobianos constantes no Guia foi baseada na padronização do município. As patologias abordadas foram a mais comuns atendidas em UPA, de acordo com o levantamento de diagnósticos feitos nessas unidades.

Ameci: Como os profissionais receberam (aceitação) o Guia?

Marcelo: Os profissionais das UPA participaram da confecção do GUIA e esta participação ampla agregou valor ao Guia e fez com que ele fosse bem aceito pelos profissionais das UPA.

Ameci: Quais são as recomendações para prevenção e controle das infecções, há algo que precisa de maior cuidado?

Marcelo: O Guia trata de questões simples de prevenção e controle das infecções, mas de fundamental importância, como higienização das mãos. São abordadas diretrizes para prevenção de infecções como: pneumonia associada a ventilação mecânica, infecções da corrente sanguínea associada a cateter vascular e prevenção de infecções do trato urinário.

Ameci: Há algo que vc queira reforçar, comentar sobre o Guia?

Marcelo: O Guia é uma orientação para os profissionais que trabalham com urgência e, muitas vezes, sem um apoio direto de um serviço de controle de infecções. Além disso,  a Comissão de Controle Municipal de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde presta um apoio tecnico para discussões e esclarecimentos. A AMECI irá enviar pelos Correios um exemplar do Guia aos seus associados. Caso tenha ocorrido mudança no endereço usado no cadastro na AMECI, favor fazer a alteração no item Configurações na Área de Associado.

Comentários


bottom of page