Texto original em inglês - traduzido por Google Tradutor
O CDC confirmou um caso humano de influenza aviária A(H5) ("gripe aviária H5") relatado pelo estado do Missouri. O caso foi identificado por meio do sistema de vigilância de gripe sazonal daquele estado.
O espécime foi encaminhado ao CDC para testes confirmatórios conforme os protocolos usuais e confirmado ontem. Uma investigação sobre a potencial exposição está em andamento pelo Departamento de Saúde e Serviços para Idosos do Missouri (DHSS).
Informações do caso
O Missouri DHSS relata que o paciente, que foi hospitalizado, tinha condições médicas subjacentes, foi tratado com medicamentos antivirais para influenza, posteriormente recebeu alta e se recuperou.
Não há exposição animal imediata conhecida. Nenhuma transmissão contínua entre contatos próximos ou de outra forma foi identificada.
Este é o 14º caso humano de H5 relatado nos Estados Unidos durante 2024 e o primeiro caso de H5 sem exposição ocupacional conhecida a animais doentes ou infectados.
Surtos de H5 em gado não foram relatados no Missouri, mas surtos de H5 foram relatados em rebanhos comerciais e de quintal em 2024. A gripe aviária H5N1 foi detectada em aves selvagens naquele estado no passado.
Embora outros novos casos de gripe tenham sido detectados pelo sistema nacional de vigilância de gripe do país, esta é a primeira vez que o sistema detecta um caso de H5.
A vigilância específica para surtos de H5 foi conduzida como parte de surtos em andamento em animais e identificou todos os outros casos.
Neste caso, a amostra do paciente testou originalmente positivo para gripe A, mas negativo para subtipos do vírus da gripe sazonal A. Essa descoberta desencadeia testes adicionais.
O CDC continua monitorando de perto os dados disponíveis dos sistemas de vigilância da gripe , principalmente nos estados afetados, e não houve nenhum sinal de atividade incomum da gripe em pessoas, inclusive no Missouri.
A identificação da neuraminidase (o "N") na amostra do paciente está pendente de sequenciamento posterior. Tentativas de sequenciar o genoma do vírus também estão em andamento no CDC.
Com base nos dados disponíveis, a avaliação atual do CDC é que o risco para o público em geral do H5N1 permanece baixo. As recomendações do CDC relacionadas ao vírus H5 não mudaram neste momento. Como sempre, as circunstâncias podem mudar rapidamente à medida que mais informações são aprendidas.
Os resultados desta investigação serão particularmente importantes à luz da atual falta de uma exposição animal óbvia. É importante observar que, embora raros, houve novos casos de influenza A em que uma fonte animal não pode ser identificada.
A principal preocupação nessas situações é que nenhuma transmissão subsequente esteja ocorrendo. As descobertas da investigação em andamento informarão se mudanças nas orientações são necessárias.
Fonte: CDC
コメント