top of page

Post

Casos de covid 19 apresentam tendência de declínio no Brasil nas últimas semanas

INFORME VIGILÂNCIA DAS SÍNDROMES GRIPAIS

INFLUENZA, COVID-19 E OUTROS VÍRUS RESPIRATÓRIOS DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA



Depois de um período com tendência de crescimento de casos de Covid 19, entre 17 de setembro e 4 de novembro, o Brasil apresentou queda de casos pela segunda semana consecutiva. Entre os dias 12 e 18 deste mês, foram registrados 26.496 casos novos, número menor do que os 27.921 casos na semana anterior e do que os 44.412 casos entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro.


Apesar da diminuição no cenário nacional, sete estados registraram aumento de casos na última semana em comparação com o período entre 5 e 11 de novembro: seis na região Nordeste (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba e Sergipe) e um na região Norte (Rondônia).


Os dados são do Informe de Vigilância das Síndromes Gripais do Ministério da Saúde, que foi reformulado a partir da edição lançada nesta quinta feira (23), e que será divulgado semanalmente. A publicação atualiza e analisa as informações de casos e de óbitos por Covid 19, influenza e de outros vírus respiratórios que apresentam fatores de risco para a saúde pública.


A atualização aponta ainda que as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) continuam impactando mais os extremos das faixas etárias analisadas. O impacto mais elevado de casos é nas crianças até dois anos de idade, já em termos de mortalidade faixa da população mais impactada é a de idosos a partir de 65 anos.


Os dados demonstram que a pandemia de Covid 19 ainda não acabou e que a doença continua causando a perda de muitas vidas na população brasileira. Somente entre os dias 8 de outubro e 4 de novembro, 615 mortes pela doença foram confirmadas por exames laboratoriais em todo o país.


Por isso, o Ministério da Saúde segue recomendando a vacinação como a melhor forma de prevenção contra formas graves da doença, especialmente para populações mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Todas as unidades básicas de saúde do país estão abastecidas com vacinas para todos as faixas de públicos.


Na nova edição do INFOGripe , iniciativa que avalia níveis de tendência e alerta para os casos reportados de SRAG, realizado pela Fiocruz em parceria com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), observou se, entre 12 e 18 de novembro, uma redução na notificação dos casos no cenário nacional na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade nas análises de curto prazo (últimas três semanas).


As análises do INFOGripe também indicam queda de casos de Covid 19 e uma desaceleração no ritmo de crescimento de casos positivos em estados da região Sul.


Leia o conteúdo completo:


Informe-Vigilância-das-Síndromes-Gripais-Influenza-covid-19-e-outros-vírus-respiratórios-d
.
Download • 2.20MB

 

Fonte: Ministério da Saúde


Kommentare


bottom of page