A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com a Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) está lançando o Projeto Stewardship Brasil: Avaliação Nacional dos Programas de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Unidade de Terapia Intensiva Adulto dos Hospitais Brasileiros, que tem como objetivo avaliar o panorama nacional dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em hospitais brasileiros com unidades de terapia intensiva (UTI) adulto.
Documento disponível no endereço eletrônico: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271855/Projeto+Stewardship+Brasil/435012dc-4709-4796-ba78-a0235895d901.
Programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos ou programas de Stewardship estão sendo instituídos mundialmente com o objetivo de otimizar a prescrição de antimicrobianos nos serviços de saúde para garantir o efeito farmacoterapêutico máximo, reduzir a ocorrência de eventos adversos (EA) nos pacientes, prevenir a seleção e a disseminação de microrganismos resistentes e diminuir os custos da assistência. Assim, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES/ANVISA) estimula que seja implementada pelos serviços de saúde do país essa importante estratégia para prevenir a seleção e a disseminação de microrganismos resistentes no Brasil.
Dessa forma, queremos convidá-los para responder ao formulário de Autoavaliação dos Programas de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos que tem como finalidade avaliar o nível de implementação dos programas pelos hospitais brasileiros com leitos de UTI adulto. Tal avaliação fornecerá informações sobre o nível de implementação dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos pelos serviços de saúde com leitos de UTI adulto do país, possibilitando o desenvolvimento de ações nacionais e locais para melhorar a realidade encontrada e permitirá que o hospital verifique o nível de implementação do seu programa em relação aos demais hospitais participantes. O prazo para o preenchimento vai até o dia 31/07/2019.
Mais informações e para ler o conteúdo completo desta notícias, acesse: https://bit.ly/2xAZX4O
Comments