top of page

Post

Aprimorar a prevenção e o controle de infecção nos serviços de saúde

Manual prático provisório de apoio à implementação nacional das orientações da OMS sobre os componentes essenciais dos programas de prevenção e controle de infecção.

Este manual prático foi elaborado para apoiar os serviços de saúde a conseguirem a implementação efetiva de seus programas de prevenção e controle de infecção (PCI) de acordo com as Orientações sobre os componentes essenciais 1 dos programas de PCI da Organização Mundial da Saúde (OMS) no contexto de seus esforços para melhorar a qualidade e segurança da prestação de serviços de saúde e os desfechos de saúde das pessoas que acessam esses serviços.

PÚBLICO ALVO Se você for responsável ou envolvido na implementação de PCI em um serviço de saúde, este manual fornece orientações práticas sobre como fazer as melhorias necessárias para garantir que a assistência à saúde seja mais segura, mais efetiva e de maior qualidade, reduzindo o risco de transmissão microbiana e infecções relacionadas à assistência à saúde, incluindo a propagação da resistência microbiana aos antimicrobianos.

QUEM DEVE USAR O MANUAL? O principal público-alvo do manual são os líderes/pessoas focais e as equipes de serviços de saúde (serviços de atenção terciária ou secundária), ou seja, os responsáveis pela implementação de PCI, incluindo os gestores dos serviços de saúde. Nos lugares onde ainda não existem essas funções, o manual será do interesse de enfermeiros e outras pessoas responsáveis pela manutenção de unidades limpas, seguras e de alta qualidade. Também pode ser útil com algumas adaptações para instituições comunitárias, de atenção primária e de longa permanência à medida que desenvolvem e revisam seus programas de PCI.

Leia o conteúdo completo:

Fonte: Organização Mundial da Saúde

Commenti


bottom of page