Ameci lança pesquisa para acompanhar a implementação de Núcleos de Segurança do Paciente no país.
A AMECI, Associação Mineira de Epidemiologia e Controle das Infecções, atenta às questões relacionadas à implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nas instituições de saúde do país, sobretudo após a publicação da RDC 36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de 2013, elaborou um questionário visando conhecer como Minas Gerais tem implementado as ações que buscam a promoção da segurança do paciente.
O questionário pode ser respondido por profissionais das instituições de saúde. A participação é simples e rápida. Os participantes não precisam identificar a instituição de trabalho. O questionário está dividido em duas partes: a primeira traz perguntas sobre o NSP e a segunda sobre prevenção da infecção do sitio cirúrgico; onde se busca saber que ações têm sido implementadas para a segurança do paciente considerando o desafio da cirurgia segura proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os resultados permitirão conhecer os serviços, avaliar os esforços no controle das infecções e oferecer ferramentas para que as instituições possam medir a(s) mudança(s) da(s) prática(s), bem como para determinar a extensão das metas alcançadas e sua eficácia. O compartilhamento desses resultados pelos integrantes das equipes multidisciplinares, parceiros e hospitais configura-se como peça importante de retorno (feedback) da implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente e monitoramento do progresso e das mudanças entre as instituições participantes ao longo do tempo.
A participação é voluntária e fácil. As questões marcadas com asteriscos são obrigatórias. Participe.
Comments