A Secretaria de Saúde de Minas Gerais publica o Alerta de Sarampo / 2018.
Este alerta traz a atualização de casos suspeitos e confirmados de sarampo, tanto nas Américas como no Brasil, onde este ano foram confirmados casos da doença.
O sarampo é uma doença infecciosa viral aguda de alta transmissibilidade, cuja prevenção é feita através da vacina Tríplice Viral. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os acometidos pela doença podem evoluir com complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão da doença ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas pelo vírus.
Pessoas acometidas pelo Sarampo apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas) acompanhado de um ou mais sinais e sintomas, como: tosse, coriza (rinite aguda), conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik).
Leia o Alerta de Sarampo completo
A Sociedade Brasileira de Imunizações lança a Nota Técnica 16/07/2018 – Sarampo: Diagnóstico, notificação e prevenção.
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito.
Eliminada das Américas em 2016, mantém-se como um problema de saúde pública, principalmente na Europa e na Ásia onde ainda é endêmica e causa de frequentes surtos.
Este cenário epidemiológico impõe a necessidade de manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais e constante vigilância epidemiológica, mesmo em países onde não há mais circulação do vírus.
Leia a Nota Técnica na íntegra – clique aqui
Comments