top of page

Post

Adesivo “Seus 5 momentos para a higiene das mãos”

A AMECI criou um adesivo com 5 momentos para higienização das mãos. Nossa intenção é facilitar, favorecer e estimular a higienização das mãos pelos profissionais de saúde.

Acesse a versão do adesivo para impressão (PDF), clique aqui.

Informações complementares:

1. ANTES DE TOCAR O PACIENTE QUANDO? Higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente. POR QUÊ? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de micro-organismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.

2. ANTES DE REALIZAR PROCEDIMENTO LIMPO/ASSÉPTICO QUANDO? Higienize as mãos imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico. POR QUÊ? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de micro-organismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os micro-organismos do próprio paciente.

3. APÓS RISCO DE EXPOSIÇÃO A FLUIDOS CORPORAIS QUANDO? Higienize as mãos imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais (e após a remoção de luvas). POR QUÊ? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência imediatamente próximo ao paciente, evitando a transmissão de micro-organismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

4. APÓS TOCAR O PACIENTE QUANDO? Higienize as mãos após contato com o paciente, com as superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente. POR QUÊ? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de micro-organismos do próprio paciente.

5. APÓS TOCAR SUPERFÍCIES PRÓXIMAS AO PACIENTE QUANDO? Higienize as mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do paciente – mesmo sem ter tido contato com o paciente. POR QUÊ? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de micro-organismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

(Fonte: Anvisa /OMS)

Kommentare


bottom of page