top of page

Post

5 de maio: dia mundial de higienização das mãos




A Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais hoje, 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos, solicitou o apoio dos profissionais dos diversos serviços de saúde do estado na divulgação da data e no preenchimento de dois questionários: Autoavaliação para Higiene das Mãos – Nacional – 2014 e Questionário mundial baseado em dados de laboratório sobre micro-organismos multirresistentes em serviços de saúde – OMS – 2014. O primeiro deve ser preenchido até dia 10 de maio de 2014.

A AMECI reforça o pedido da Secretaria aos profissionais dos Serviços de Controle de Infecções. Participem.

Abaixo, o texto na íntegra.

Hoje, 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A datafoi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Sendo assim, solicitamos seu apoio na divulgação desta data no seu serviços de saúde, sendo que a comemoração pode ocorrer no dia 5 ou em qualquer outro dia de maio, mês no qual também é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar!

Neste ano (2014), dentro do primeiro desafio global para a segurança do paciente “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, o foco da Organização Mundial de Saúde (OMS), apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), está direcionado para o destaque do papel da higiene das mãos no combate aos microrganismos multirresistentes, no tema “Se não atuarmos hoje não haverá cura amanhã!” O pôster  da OMS para a comemoração do 05 de maio de 2014, traduzido pela Anvisa/MS e OPAS/OMS  reforça o papel da higiene das mãos no combate aos  microrganismos multirresistentes, podendo ser utilizado durante os eventos de comemoração desta data. Para isso, torna-se fundamental a educação para os 5 momentos para a higiene das mãos bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as IRAS e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Em 2011, a Anvisa disponibilizou a Auto avaliação sobre higiene das mãos, sendo que na oportunidade, 901 serviços de saúde responderam ao referido instrumento (o relatório está disponível em  (www.anvisa.gov.br  e em http://bit.ly/IQrqR4). Esta atividade contou com o importante apoio das Coordenações Distrital/Estaduais de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH), Coordenações Municipais de Controle de Infecção Hospitalar (CMCIH) e instituições de saúde participantes. Neste ano, a Anvisa pretende comparar os resultados que serão alcançados com a nova aplicação da Autoavaliação sobre higiene das mãos com aqueles obtidos em 2011, a fim de conhecer o progresso das práticas de higiene das mãos nos serviços de saúde do país, neste período.

Contamos com a sua participação na comemoração do dia mundial de higienização das mãos, respondendo à Auto avaliação para Higiene das Mãos – Nacional – 2014, até o dia 10 de maio de 2014, disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=14060. O objetivo é comparar os resultados obtidos com a nova aplicação deste instrumento com aqueles obtidos em 2011, a fim de conhecer o progresso das práticas de higiene das mãos nos serviços de saúde do país, neste período.

Solicitamos também o preenchimento doQuestionário mundial baseado em dados de laboratório sobre micro-organismos multirresistentes em serviços de saúde – OMS – 2014, disponível em: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=15317

Lembramos que no Portal da Anvisa (www.anvisa.gov.br e em http://bit.ly/IQrqR4), outros materiais da Anvisa/MS sobre o tema podem ser acessados, incluindo o pôster da OMS para a comemoração do 05 de maio de 2014 e ainda, as ferramentas para a aplicação da Estratégia Multimodal da OMS de melhoria da Higienização das Mãos. Para os serviços de saúde que tenham interesse na reprodução gráfica do referido pôster, a Anvisa poderá encaminhar o arquivo em alta resolução, de forma que a logo da instituição de saúde possa ser inserida neste cartaz (abaixo da logo da OPAS/OMS).

Comments


bottom of page